Amigos:

17 de fev. de 2014

Minha namorada tem borderline (trocando experiências)





E-mail que recebi semana passada:

Olá meu nome é D. (não gostaria que identificasse este nome) , pode me chamar de D , minha namorada tem este transtorno, na verdade quando há conheci não sabia disto e aos poucos ela foi me falando , hoje ela faz tratamento com psiquiatra e psicologo, ela por algumas vezes no mes se corta,tem crises fortes de furia e parece que as vezes fica atuando sabe? na verdade muitas vezes tenho paciencia outras não, fico sem saber como agir pois parece que pessoas com este transtorno quer que o mundo gire em torno delas são extremamente carentes afetivamente e tem medo de serem abandonadas. Gostaria de saber como lidar melhor com ele ao ponto que também não me prejudique psicologicamente, e se este transtorno pode amenizar e ela ter mais facilidade em se relacionar com pessoas, digo isto pois ela não tem muitas amizades


Oi D.!

É difícil falar sobre "namoro borderline" quando eu mesma posso estar no mesmo papel que sua namorada a qualquer instante. Mas vamos lá: Primeiro de tudo, que bom que ela está se tratando, isso já faz as coisas ficarem mais fáceis. Porém leva tempo, D. Eu mesma estou em tratamento há um ano e me cortei a uma semana. Claro, no meu caso a frequência é beeem baixa, mas pra você ver que recaídas acontecem.

Sua namorada age estranho porque ainda é a única maneira que a mente dela enxerga de como se portar. Não é por querer que o mundo gire em torno dela, é por achar que a única maneira de ser amada que resta pra ela é chamando a atenção, é implorando. Não tô aqui dizendo que é pra você passar a mão na cabeça dela não, por favor. TPB não é desculpa pra fazer o que quiser. O que eu estou dizendo é que as razões dos atos dela não são ruins. Ela ainda não percebe.

Ela vai morrer de medo sim que você a deixe e pode te testar. Isso não é bom. O que você pode fazer para ajudar? Mande mensagens dizendo que a ama. Dê uma foto pra ela carregar, ou qualquer objeto que lembre você e diga que é pra ela se sentir contigo. Seja coerente, não caia em brigas, tente de alguma forma expor suas razões objetivamente, tentando não usar frases como "não acredito que você está com raiva por algo tão pequeno", "isso é besteira", "você está exagerando"... Não invalide os sentimentos dela, não precisa concordar, mas deixe claro que sim, o fato dela estar sentindo A ou B é compreensível mas que você tem uma opinião diferente pois tem o direito de discordar, e isso não faz que você a ame mais ou menos. Imponha limites, sempre.

Eu sei, na hora da raiva é difícil pensar em tudo isso. Por isso tô te dando dicas. E com relação a você, bem, já tiveste uma boa atitude que foi buscar informação a respeito do TPB. Leia. Proteja-se, tendo tempo pra si mesmo, fazendo atividades que gosta. Lembre que não é pessoal, que os ataques de fúria não existem porque é com você. 

Com o tratamento, os sintomas amenizam sim. O tempo ajuda a gente a saber como se portar em determinadas circunstâncias. A raiva passa mais.

Para terminar, D, olha... Ninguém disse que é fácil. Mas ter um amor de uma garota borderline é um presente. Ela vai ser sua e estar neste relacionamento de tal forma que duvido que encontres novamente em sua vida. E, acima de tudo, ela não é só o transtorno. 

Espero ter ajudado!!


54 comentários:

  1. Bom dia D.. a única libertação de todos os males é o conhecimento.. saber a origem dos medos ou outras fobias.. e acima de tudo estar aberto ..
    sugiro que ouça com a garota que tem isso os videos do hélio couto..
    procure por
    amar- a bioquimica do amor
    ressonancia harmonica
    pnl
    saindo da matrix
    ego e felicidade
    destino
    o sexto degrau- este é ótimo e aborda suicidio que muito se vê nos dias de hj
    coloque os nomes e o nome dele que aparece de cara

    procure tb por audios de cristina cairo no youtube

    a ajuda existe para quem busca ela

    abração

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que seria melhor para a saúde mental DELE, abandonar essa garota.
    Melhor ela buscar tratamento e se curar me vez de querer ficar tendo um namoro, que dá mais razões para a pessoa piorar do que melhorar.
    Sem falar que prejudica a outra pessoa que não tem o problema. Fica um relacionamento complicado, obsessivo (da parte da pessoa doente) e insuportável. Porque sério, pessoa que fica o tempo todo de mimimi ao ponto de você não saber mais se ela realmente está tendo um ataque de transtorno boderline ou só fazendo teatro para ter a atenção. Aposto que muitas namoradas(s) podem "alimentar" o transtorno apenas para "segurar" o parceiro(a). Não são todos os casos, mas alguns...afinal com o ser humano tudo é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por pessoas extremamente egoístas pensarem em se livrar do "problema" que muitas pessoas evoluem de uma depressão para TDB. Ao invés de ajudar a menina fazendo terapia de grupo junto; até pra entender melhor o problema, como ela se sente como ela está evoluindo, se ela evoluiu; sinceramente as pessoas borders são muito rejeitadas pela sociedade.

      Excluir
    2. caralho!!!! sabe nada de amor, pessoas como você, com seu egoísmo e falta de empatia tornam filhos como a gente espero que sua familia seja disfuncional e que vc tenha um filho border pra sentir na pele o que é isto

      (quer dizer, muito injusto jogar praga pra alguém que nem veio ao mundo ser border)

      Excluir
    3. isto é falta de amor para com os outros

      Excluir
    4. Minha namorada tem Borderline, e eu a amo tanto
      DANE-SE se ela provoca sentimentos de dor a mim,oque importa para mim é o bem estar dela, Eu a amo tanto faria qualquer loucura por aquela garota...Oque eu nao daria a ela...e Realmente a frase '' Ninguém disse que é fácil. Mas ter um amor de uma garota borderline é um presente.'' é a pura verdade, ela é um milagre na minha vida,nunca a abandonarei até que ela nao precise mais de mim.

      Excluir
    5. nossa filho perdeu a oportunidade de ficar quieto heim... pessoas fracas são assim... desistem facil... é muito mais facil desistir.

      Excluir
  3. Mimimi, sério? ¬¬
    Percebe-se a sua falta de sensibilidade.

    Achei as dicas ótimas, é assim que meu namorado age comigo e nosso namoro só tem se fortalecido.
    Tenho muitos defeitos sim, como qualquer ser humano, mas não sou um monstro.
    Não são apenas as pessoas com transtornos mentais que devem evoluir, sabe?

    O amor nunca é egoísta, vale lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , Eu Namoro uma garota Bordeline e a cada dia vejo ela com um jeito diferente . No começo eu errei bastante com ela , fui o causador de cortes e tal , Mais porque eu nao tava ciente do que ela passava . Hoje em dia eu só procuro entender cada vez mais e tento ajudar sempre... Antes eu perguntava o porque dela esta triste , agora eu simplesmente a abraço e falo que to do lado dela agora e sempre estarei se assim deus permitir .

      Excluir
  4. E quem disse que abandonar alguém, vai livrar essa pessoa da saúde mental??? Pessoas que amam de verdade e abandonam outras pessoas, caem em depressão, somatizam e muitas vezes não voltam mais a ser a mesma pessoa. Uma pessoa não é só um transtorno. Ela é única, quem disse que uma pessoa normal não tem crises e problemas também??? as vezes, até parecido, porque no mundo de hoje ninguém é normal. Abandonar uma pessoa não é sucesso para saúde mental de ninguém. Ele pode muito bem crescer com esse relacionamento, saber ter paciência, evoluir como ser humano, como gente! Ele pode aprender a ter sensibilidade e com o tratamento juntos podem ser felizes sim. Porque não é com uma pessoa "normal" que o relacionamento será um mar de rosas, porque tem muita gente por aí se dizendo saudável.. e não é isso para mim é balela. Boderline não é o fim do mundo, a pessoa pode ser estável com o tratamento e essa pessoa também tem o direito de ser feliz com quem ama!!

    ResponderExcluir
  5. Borderlines pedindo para não serem rejeitados, não serem abandonados ou "largados de mão"? Claro, você já viu um mendigo dizendo para as pessoas não lhe darem esmolas?
    Me relacionei com uma mulher com esse maldito transtorno, no caso dela, ela sabia perfeitamente o que estava fazendo, sabia de sua maldade contra mim e seus familiares mais próximos, mas perante as "amigas" e colegas de trabalho o comportamento era um "exemplo", tratando todo mundo muito bem e com um carinho que nunca foi dado a mim. Ela até pode melhorar, mas pode ter certeza que vai piorar a vida de quem se relacionar com ela, assim como fez com a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é um preconceituoso (a), insensivel e nada empatico.

      vai viver sua vidinha feliz, com certeza nunca soube o que é ser abusado pela própria família, desvalorizado, e ter sua autoestima dilacerada por pessoas que deveriam ajudar a construir sua personalidade e auto imagem.

      ela teve sorte que você saiu da vida dela e espero que encontre alguém que a mereça (e o mesmo pra vc, ou seja, alguém incompreensivo que te trate como um cavalo)

      Excluir
    2. Eu vivi com uma pessoa q sofre com o transtorno. Durante cinco longos anos! Perdi o brilho..a luz..amigos..e muitas vezes quase perdi a vida! Era agressiva..dominadora..impulsiva e muitas vezes má! Sofri agressões físicas e morais . Tentei ajudar..ela foi internada..melhorou muito..era alegra..brincava e conseguia enxergar a vida como era realmente. Ainda a amo muito! Mesmo com as dificuldades..me coloquei em seu lugar..mas nao aguentei mais!! Recusa ajuda e tratamento! Nao tem consciência e nem uma familia ativa e preocupada..dizem q é frescura e o tempo vai curar! Nao tenho poder de obriga la a se tratar! Usou drogas..o q a fez piorar .. Mentiras.. Paranoias! Choros intermináveis e sem motivo real! Eu nao dormia mais..cheguei a beira da loucura!! Ainda sofro e me preocupo! Mas nao posso vigiar os seus passos 24 horas por dia! Moro em um apartamento de andar alto onde ela ja tentou se jogar! Nao aguentei! Nao da pra conviver sem tratamento! Infelizmente! Nao !e hj depois de meses longe ela ainda tem as mesmas atitudes com ameaças..doenças..acusaçoes..tenho medo!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi me chamo vanessa, tenho 24 anos e sei que vcs nao sao doutores da saude mental mas preciso da opiniao de voces. Bom a minha vida se é que podemos chamar assim, teve inicios de problemas na pré adolescencia, os problemas sao basicamente. Eu nao sei qual é o meu humor normal, eu passo por varios sentimentos nun dia desde alegria extrema, raiva explosiva, tristeza e depressão. E nao param por ai, ainda sinto aquele vazio angustiante que parece que fica oco aqui dentro, peito dilacerado, tremores e quando o vazio nao passa faço cortes, queimaduras, arranco cabelos, soco parede, o morde o labio ate sangrar, muitos de meus familiares nao sabem que praticamente toda cicatriz que as vezes fica a mostra e uma fuga do meu vazio. Sentir dor as vezes é melhor do que nada. Suicídio sempre pensei, de uns tempos pra ca planejei, formas indoleres e silenciosas, é incrivel oque se acha na internet e em livros. Nao o fiz ainda por que eu nao sei, mas sei que vou planejar novamente amanha.. pela graça de Deus eu tenho uma amiga, que é psicologa e sofre desse trnstorno ela me ajuda muito nas minhas crises, quedas emocionais, lados obscuros e morbidos da minha vida assim como eu tento de toda forma ajudar, leituras e ate apoio emocional. Se me perguntarem do que eu tenho orgulho, digo que é essa amizade que me manten viva. Por que na verdade eu so acho que estou ocupando o lugar de uma pessoa que poderia usar o meu lugar pra algo util. Porque eu sou um lixo, nao mereco estar aqui. Ela me diz pra procurar ajuda mas isso me desencoraja as vezes pq ela faz tratamento e a vida parece que nao muda, isso nao a deixa maiz feliz. O meu unico desejo hoje é que eu quero ser pelo menos por um dia feliz o dia inteiro, e nao precisar de um corte pra me sentir viva. Obrigado por me deixar compartilhar. E continue com o blog porque ele faz bem.

    ResponderExcluir
  8. oi me chamo vanessa, preciso de uma opiniao de vocês eu sei que vcs não São doutores da saúde mental, mas no meu caso uma opinião vale e muito. Nem sempre foi assim meus problemas começaram quando eu tinha quinze anos, nem sempre tive amigos, nao me achava boa o bastante pra ter amigos hoje em dia ainda nao creio mas dei um passo enorme tenho uma unica que é confidente de tudo que vou dizer agora, ah meu nome carinhoso pra ela e bebê. Ah conheco. Quatro anos ela foi a que me suportou por esse tempo, alias uma coisa a dizer graças a esse blog eu tiro meios de ajuda la a passar pela vida sim ela tem o tpb diagnosticada. Eu passei a ler esse blog entre outros livros de como ajudar a passar por crises e quase sempre consigo. Ela e psicologa e tem me ajudado com os meus pelo menos tem opiniões sobre mim mas nao consegue se decidir ela sempre fica entre borderline ou bipolar. Voltando a mim. Passo por muitos sentimentos num dia desde alegria passageira, raiva, tristeza, solidao e fase depressiva. E as vezes sinto o horrivel vazio que consome a alma e que parece que fica oco. Quando sinto isso sinto dor por cortes, queimaduras sim uso a auto mutilaçao pra me privar do vazio. E quando estou em um dias cujo o unico pensamento é oque estou fazendo aqui? Porque ainda vivo, ainda ocupo o lugar de alguem que pode ser algo melhor, sim eu tenho a ideia formada a identidade que eu sou um lixo, um peso morto, sem serventia... ja pesquisei e fiz planos de suicidio nenhuma tentativa mas varias cenas de como seria.. suicidio rapido e indolor. Nao sei o que eu espero. O que me manten aqui. O bebê ja me disse pra procurar ajuda. Mas ela faz tratamento e a vida dela continua a mesma. Os remedios a induzem a dormir, mas ela acorda e o sentimento é o mesmo. Eu estou criando vícios eu fumo um maço por dia pra aliviar e tomei o costume e beber toda vez que sinto que vou cair. Eu so tenho dois desejos nessa vida. Um e ser feliz pelo menos 10% num dia. E a outra e precisar nao me cortar pra saber que estou viva. Obrigado por me deixar compartilhar..

    ResponderExcluir
  9. como já disse aqui sou borderline.
    estou namorando a 4 meses e suspeito que meu namorado também seja e isto está sendo uma experiência bem interessante!!!
    ele é muito parecido comigo, tem os mesmos problemas com a mãe, uma família abusiva, um pai ausente... enfim uma família desestruturada e disfuncional
    teve experiencias passadas bem profundas na infância que sinaliza claramente uma hipersensibilidade pois ele era muito pequeno pra se apegar tão forte a alguém e foi traumático na vida dele
    tem problemas de continuar em algum linha, mudou 4x de curso (intercalando entre 2 áreas) e não consegue se formar e dar continuidade a nada...

    além dos clássicos da idealização e demonização das pessoas, do medo do abandono, do apego sentimental forte entre a gente (quase simbiótica)...

    enfim, ele precisaria de um diagnóstico médico porém não tem como pagar (e claro não tem suporte da família pra isto), já fizemos testes e a pontuação (dos 2) se encaixa em borderline. bom eu não tenho dúvidas, com a minha experiencia pessoal e do tanto que já li a respeito, mas não sou médica pra dar o veredito. bom, por enquanto está a mil maravilhas e é meu primeiro relacionamento sério de apresentar a família e amigos, estou gostando e tudo muito novo, vamos ver se isto durará com nossas caracteristicas border...

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, não sou psicologa mas diferente do bipolar (que demora meses entre uma mania - alegria excessiva - e depressão - tristeza profunda) o borderline muda em questão de segundos, no mesmo dia ele vai de um pro outro

    eu acho que vc também pode ter depressão e acho que urgentemente tem que ser tratada antes de diagnosticar TPB, a depressão é mais gritante pelo que vc escreveu

    eu fui diagnosticada assim: já tive depressão antes (com uns 15 anos) e sabia o que era, portanto aos 22 percebi que estava de novo entrando neste ciclo e fui tratada com depressão primeiro (quer dizer ao mesmo tempo), mas com mais urgencia foi a depressão pra dps tratar e confirmar o TPB

    vai atrás de ajuda profissional, provavelmente vc precisa de remédios e muita terapia pra começar a se levantar. não é vergonha nenhuma pedir ajuda e depender de psiquiatra e psicologo, como todos os nossos orgaos o cerebro tbm fica doente e precisa de ajudar, aceitar isto e ir atrás já é um grande passo

    ResponderExcluir
  11. Queria ajuda minha namorada e eu nao nós entedemos mais por esse motivo do border dela...quero tanto me enteder denovo com ela sabe voltar a ser como antes? Mas é tão complicado ela nao quer ficar bem
    eu tento de tudo piadas historias jogos presentes textos que vieram do fundo do meu coração,mas nada adianta pra ela ficar bem, eu realmente nao sei mais como agir com ela
    Me ajudem? Por favor eu quero muito ela pra sempre,e nao quero perde-la por causa disso.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Meu nome eh L. Descubrimos a pouco tempo que a minha esposa tem tpb, eh muito dificil ser o Mr. Zem o tempo todo, ate porque eh muito frequente o fato de levar as criancas na escola, nao fazer comida, nao deixar vc ter amizades, nem com os meus parentes converso mais e se ela imaginar que vc conversa com outra mulher. Se prepara para as ameacas e questionamentos sem fim. Agora se vc for antisocial e romantico. Vc pode ser muito feliz.

    ResponderExcluir
  13. M*rda eu nao consigo parar de chorar
    Doi tanto ama-la,sei que ela me ama mas mesmo assim ela insiste em esfaquiar meu coração
    com todas as facas que ela consegue pegar nas pequenas mãos dela..
    Doi tanto ama-se,mas drogas mesmo assim eu vou continuar,eu ligo pro que sinto:não tem como não ligar doi muito
    Mas eu a amo tanto,que ponho as dores dela na frente das minhas,sei que parece errado,mas eu sou louca por ela.

    Ela é minha pequenina sabe? Sei que ela precisa que eu cuide dela,sei que ela tem muito a aprender,sei que precisa de mim...
    Mas as vezes ela me trata tão mau e vil que não parece ela naquele pequeno corpo com rostinho de anjinho.
    Maldita doença que deixa ela perfeita e ao mesmo tempo estranha...

    Mesmo assim depois de meu anjo ficar assim,continuo a amando,incrivel? É eu sei parece loucura amar uma pessoa assim,
    Mas o amor é cego certo? ou talvez não seja por que eu enchergo muito bem com os olhos da minha alma,como ela é.
    Sinto que tenho que cuidar dela entende? Talvez não entenda,as pessoas de hoje são frias nunca entederiam um amor assim.

    Quando eu fecho os olhos só vejo nós duas em uma casa quente no campo,jogando conversas fora na varanda
    Apreciando um por do sol da janela enroladas em um cobertor,sei que tudo está como está pela distancia:mas eu realmente estou me esforçando
    pra ter um emprego bom pra poder fazer tudo oque ela quer.

    Antes dela eu não tinha sonhos desejos etc..só queria ser uma vadia qualquer como essas de 16 anos.
    Sei que pareço uma obcecada de amores,pois é Eu Sou;não ligo minha vida é boa ao lado da minha pequena,mesmo com suas crises de borderline eu a amo de verdade.
    Como disse acima eu faria tudo por essa menina,até dar minha vida pela dela, todos temos problemas e soluções: Eu quero ser a solução dela.

    Queria que vissem o quanto eu sinto amor pela Caroline,mesmo ela tendo border,sempre vou estar ao lado dela quero que sirva de exemplo para outros,Obrigada Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  14. Merda eu nao consigo parar de chorar
    Doi tanto ama-la,sei que ela me ama mas mesmo assim ela insiste em esfaquiar meu coração
    com todas as facas que ela consegue pegar nas pequenas mãos dela..
    Doi tanto ama-se,mas drogas mesmo assim eu vou continuar,eu ligo pro que sinto:não tem como não ligar doi muito
    Mas eu a amo tanto,que ponho as dores dela na frente das minhas,sei que parece errado,mas eu sou louca por ela.

    Ela é minha pequenina sabe? Sei que ela precisa que eu cuide dela,sei que ela tem muito a aprender,sei que precisa de mim...
    Mas as vezes ela me trata tão mau e vil que não parece ela naquele pequeno corpo com rostinho de anjinho.
    Maldita doença que deixa ela perfeita e ao mesmo tempo estranha...

    Mesmo assim depois de meu anjo ficar assim,continuo a amando,incrivel? É eu sei parece loucura amar uma pessoa assim,
    Mas o amor é cego certo? ou talvez não seja por que eu enchergo muito bem com os olhos da minha alma,como ela é.
    Sinto que tenho que cuidar dela entende? Talvez não entenda,as pessoas de hoje são frias nunca entederiam um amor assim.

    Quando eu fecho os olhos só vejo nós duas em uma casa quente no campo,jogando conversas fora na varanda
    Apreciando um por do sol da janela enroladas em um cobertor,sei que tudo está como está pela distancia:mas eu realmente estou me esforçando
    pra ter um emprego bom pra poder fazer tudo oque ela quer.

    Antes dela eu não tinha sonhos desejos etc..só queria ser uma vadia qualquer como essas de 16 anos.
    Sei que pareço uma obcecada de amores,pois é Eu Sou;não ligo minha vida é boa ao lado da minha pequena,mesmo com suas crises de borderline eu a amo de verdade.
    Como disse acima eu faria tudo por essa menina,até dar minha vida pela dela, todos temos problemas e soluções: Eu quero ser a solução dela.

    Olá a todos,aqui espressei como me sinto em relação a minha namorada Border,e sabe de uma coisa?Realmente nao ligo para isso,eu a amo e faço tudo por ela.
    Espero que sirva de inspiração para outros casais com Border em seus relacionamentos,Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso da sua ajuda vlogueira,meu relacionamento com ela ta desabando,eu a amo mas parece que ela nao me ama
    Tem vezes que ela diz coisas horriveis pra mim e eu realmente me magoo, tento nao ligar e pergunto por que ela disse aquilo pra mim mas ela começa a ficar alterada como se estivesse zangada ela até revira os olhos pra mim quando peço por que ela diz coisas feias pra mim,e entao começa as brigas...infelizmente,nao importa oque eu diga pra ela nao importa oqe eu faço nao importa se eu dizer chorando pra ela parar de me ferir daquele modo, ela parece nao ligar pros meus sentimentos,e é muito dificil lidar com isso,bom eu ja nao consigo mais meu coração ta em pedaços , e eu realmente amo aquela garota, disse pra ela num texto no Fb que irei aguentar o quanto que meu coração suportar ficar em pé por ela
    Enfim depois que ela começa a ficar menos ''zangada'' ela começa a me pedir desculpas por oque falou pra mim, e é sempre assim ,mas de uns tempos pra cá ela realmente anda nao se importando comigo,e quando digo que vou deixar ela em paz por que pareço que a irrito ela briga mais comigo e fala que eu prometi nao deixa -la nunca então fico confusa, se ela me quer ou não.
    Quero ajuda por favor então se puder me aconcelhar,agradeço de coração por que eu realmente quero ficar junto dela.

    ResponderExcluir
  16. O TPB é considerado o câncer da psiquiatria! O cara que se envolve com uma mulher border, tem ter muito conhecimento do assunto, senão pira!
    Dentre os aspectos, a compulsão sexual pode estar presente (por caras que ela ver pela 1° vez)! E aí?Dar pra encarar essa situação? ?

    ResponderExcluir
  17. Ser borderline é dificil, foi-me diagonosticado borderline, eu ja sabia que não batia bem dos cornos, mas quando tomei a certeza e como somos todos descritos como mas pessoas, epa prefiro ser condenada a solidão a magoar os que amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda...trate-se. Já foi bem bacana vc tomar ciência disso. Se vc tiver um psicólogo, se estiver medicada, e se tiver uma religião, uma crença...sua evolução vai ser certa. Cai dentro. boa sorte. Se vc quiser, vais vencer SIM !

      Excluir
  18. Boa tarde a todos.

    Gostaria da ajuda e da opinião de vocês, estou namorando uma bordeline, a dois meses, tudo no começo era maravilhoso, ela era viva sem problemas nem um, apesar de saber que ela tinha essa doença maldita, não pensava que ia pesar tanto no nosso relacionamento, de alguns dias que pra cá ela me diz que esta com não me toques, que até quando o filho dela à toca ela se irrita, fico me perguntando se isso não é uma desculpa, pra que eu me afaste dela, se ela esta querendo terminar comigo, ou se é um efeito da doença, ela ultimamente me diz que tem medo de sair na rua, pois pensa que algo de mal pode acontecer, quando começamos a namorar vivíamos em barzinhos e agora é essa turbulência de problemas, gostaria de saber como devo agir, diante disso tudo?
    Eu a amo, e não acho que por ser uma border tenha o direito de ser menos amada do que qualquer outro ser humano, mais esta sendo muito difícil, as vezes penso que o problema é comigo, que ela não gosta mais de mim. Estou sofrendo muito com tudo isso, me ajudem por favor. Aguardo opiniões

    Meu email: fabio.la.03@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou borderline,acredite sua namorada sofre e muito ...
      Acredite você já deu o primeiro passo,está se abrindo , procurando ajuda.

      Excluir
  19. Me separei a alguns dias, minha esposa tem esse transtorno mas não procura ajuda e me absorve, aloás me absorvia.
    Temos um filho de 1 ano, ele já viu varias brigas e discussões.
    Estava com ela a 3 anos, não a amo mais pq inves de marido eu estava virando saco de pancada e psicólogo.
    Eu estava já sem força, perdendo minha alegria de viver por causa dessa doença infernal.
    Ela veio morar em são paulo brigou foi embora, voltou agora foi dinovo
    querendo reparar a situação!!!Cansei dessa palhaçada, e digo mais cuidado em se relacionar com pessoas assim pois estão destruindo a vida delas e irá destruir a sua vida também.

    ResponderExcluir
  20. Podem me chamar de K. Eu conheci uma garota, e estou realmente interessada por ela. No primeiro dia, ela já veio me falar em ficar juntos, casar...pensei que fosse apenas uma brincadeira, mas depois essa empolgação me causou uma certa estranhesa. Ela me contou que estava afastada do trabalho por depressão, mas depois veio a "bomba" ela me disse que sofre desse transtorno,Borderline. Fique chocada, perplexa...ela tentou se matar há duas semanas e mutilou o seu braço. Agora está se tratando com remédios....nós ainda não temos nenhum tipo de relacionamento mas percebo que á estou na vida dela. Não sei o que fazer. Adoraria estar do lado dela e ajudá-la, mas estou muito assustada. Nós moramos em cidades diferentes não sei se isso pode piorar ainda mais o caso dela. Por favor o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI por acaso essa garota mora em Marília,uma cidade de Sâo Paulo? Porque conheço uma, e estou na mesma situação.....

      Excluir
  21. Eu tenho esse transtorno mas mesmo antes de saber que tenho fiz minha escolha de ficar sozinha , pq quando não terminavam comigo eu terminava com eles pra não ser abandonada novamente.
    É doloroso conviver com um border, mas pode ter certeza que para o border é 5 vezes mais doloroso.

    ResponderExcluir
  22. Né nada! queria ajudar de verdade.

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que foi isso que ela fez comigo. De repente parou de falar comigo,depois de muita insistência me disse que estava em crise. A última mensagem que me mandou foi "logo melhoro", depois nunca mais falou comigo. Bloqueou-me no whats, não responde minhas mensagens e atende minhas ligações. Fico pensando porque ela fez isso e se eu fui o motivo dela estar crise. Só queria que ela voltasse a falar comigo, mas sinto que isso não irá acontecer.

    ResponderExcluir
  24. Eu namoro uma boderline. O melhor sentimento para definir viver com alguem que tem isso é impotência. Porque nada, nada mesmo que vc fizer vai fazê-la melhorar. Já tentei de tudo. E ela continua instável. Quando saio com ela e meus amigos fico torcendo e rezando para ela não ter um ataque. Ela já brigou com vários amigos meus, só os mais pacientes toleram ela. O resto evita. E não vão à lugares que ela está. O melhor amigo dela é um psicólogo. Eu e ele na verdade somos as únicas pessoas na vida dela. Porque a gente sabe do problema e simplesmente ignora quando ela dá os showzinhos dela. E quando saímos dou um toque ou um belisco nela a cada atitude inconveniente que ela tem. Ela melhorou um pouco, se porta melhor, mas longe de ser confiável. Se eu digo que não gostei de algo que ela fez, ela apela. Se eu ignoro, ela apela. Se eu elogio, ela apela dizendo que to falando só pra agradar. Se eu terminar ela diz que se mata. Sinceramente não sei o que fazer, um dia brigamos tão feio que parecia cena de novela, voou coisas pra todo o lado, e ela completamente sem razão, fora as ameças de que vai se jogar da janela. Eu sei que não tem cura, que a pessoa não faz de propósito.Se tem algo pior que isso no mundo, desconheço. Eu tenho certeza que a amaria se fosse uma pessoa normal, porque nos momentos de normalidade dela ela é encantadora. As vezes penso que isso é punição, coisa do demônio, sei-lá. A vida não é justa. A natureza é simples e cruel. Os tratamentos só são para a pessoa se frustar depois. Do que adianta amenizar os sintomas? Ela pode explodir uma vez por semana ou 3 vezes por dia, em qualquer situação, é impossível manter-se um relacionamento amoroso ou de amizade. Pessoas assim estão fadadas a viverem sozinhas, pelo simples fato de que fazem mal as pessoas perto. O sentimento de impotência impera a quem quer ajudar sem resultados. Não sei se na minha vida vou achar alguem como ela, quando está em sua normalidade. Mas antes só do que passar raiva, estresse e decepção. Não por ela. Mas por essa doença ingrata.

    ResponderExcluir
  25. Amor tóxico. Sofri durante 5 anos de minha vida numa relação que acabou com minha autoestima. Minha ex TPB conseguiu se controlar nos 2 primeiros anos de nossos relacionamento, até que resolvemos morar juntos e marcar o casamento. Enquanto nos encontrávamos 2 vezes na semana até havia algumas crises mas era tranquilo. Um dia faltando 2 meses para o casamento numa sexta feira eu a avisei que iria trabalhar na parte da amanhã de sábado. Ela exigiu que ligasse para meu diretor e avisasse que não iria trabalhar. Era ela ou o trabalho, pois ela achava que fds eu era só dela. Fui trabalhar no sábado de 9h à 12h. Quando cheguei em casa ela havia destruído boa parte de tudo que era de vidro ou eletrônicos. (Box dos banheiros, tampo do fogão, mesa saarinen oval que ainda estava pagando, tv , computador etc etc) e metade de minhas roupas foram cortadas com tesoura. Tive de chamar os irmãos dela para contê-la pois ao tentar segurá-la e impedir que destruísse o resto ela me ameaçou de chamar a polícia e dizer que eu é que havia feito o quebra quebra e os cortes em seus braços e pernas. Ainda bem que eles moram próximo e já sabiam como ela era e me disseram que ela já fez isso outras vezes na casa da mãe. Depois disso terminamos. Após 3 meses conversamos e resolvemos reatar iniciando uma terapia de casal. Já passamos por 3 terapeutas mas ela sempre acaba brigando até com eles e diz que ninguém a compreende e que eu devo os estar comprando! Começa e fazer tratamento mas abandona os remédios quando começa a melhorar pois achar que trazem dor de cabeça ou estômago e ai tudo piora novamente. Por causa de suas neuroses, carências é ciúmes fui afastando de amigos, parentes, meus hobbys e até prejudicando meu trabalho e estudos. Por mais que façamos nunca será o suficiente. Nunca havia me sentido tão impotente. Somente eu tentando manter uma estabilidade emocional neste relacionamento. Parece que vivi ao lado de uma pessoal imatura e egoísta ao extremo. Se não quase psicopata pois não sinto um arrependimento verdadeiro vindo dela após causar tanto mal durante os surtos. Ela é um amor para pessoas com quem ela não é íntima. Mas ao ter liberdade com a pessoa o monstro se revela. Cuidei cuide tentei tentei até onde foi possível. Quando cheguei a pensar em até me matar resolvi dar fim ao relacionamento. Passei a eu também precisar fazer terapia para conseguir me desligar dela e deixar de ser generoso a ponto de ser ruim. Aprendi que no relacionamento nós recebemos o que permitimos. Tudo tem um limite, até o amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo! Falou tudo é um amor tóxico, que vai nos matando aos poucos, pois acaba com a nossa auto imagem, auto estima, acaba com tudo!

      Excluir
    2. Exatamente assim...nós que amamos alguém dom border tentamos de tudo antes de desistir, mas acabamos desistindo por nós mesmos... não tem nada de abandonar alguém por ter border, mas sim salvar a nossa saúde mental...Buscando respostas pro comportamento do meu ex, cheguei a conclusão que ele tem todas as caracteriristas de border, já tomou diversos tipos de medicamentos, buscando melhora do que dizem ser depressão e instabilidade de humor, mas a melhora é branda e passageira. O relacionamento é sempre instável e quem sofre de border parece conseguir se desfazer o outro na facilidade que se desfaz de um objeto qualquer, até se demonstrar "arrependido" e querer consertar algo..mas ai tudo se repete e cai num circulo vicioso sem fim.

      è MUITO TRISTE e desgastante demais, nunca horei tanto na minha vida quanto nesses ultimos dois anos de relacionamento....

      Excluir
    3. iSSO MESMO. SÓ UEM PASSOU POR ISO SABE. VÁ SER FELIZ.

      Excluir
  26. Fiz vários testes que atestam borderline :(. Estou fazendo tratamento contra a depressao e ansiedade, e notei uma piora ENORME depois que comecei a tomar aprazolam. Me incomodava demais o medo irracional de o meu namorado me enganar, deixar-me, e eu por qualquer motivo dos mais estupidos terminava o namoro apesar de o AMAR COMO NINGUEM! E todos os meus outros namorados foram assim, terminava e implorava pra voltar, etc etc. Nao me corto e nem sou promiscua, apesar de tudo. Estou sofrendo com os acessos de raiva e principalmente por fazer as pessoas q amo sofrerem. Ja fugi dos meus pais, familia, de homens q amei, amanha vou ao medico conversar com ele e saber se finalmente tenho isso ou nao. tudo indica q sim :(

    Vcs que namoram ou sao casados com um border, saibam que os AMAMOS SIM, nao importa o q dissermos a vcs. E acredite q a culpa q fica nós jamais esquecemos.

    ResponderExcluir
  27. O modo como a maioria das pessoas veem um borderline é muito injusto. Eu sou borderline, ultimamente tenho lamentado todo dia por me sentir da forma que me sinto devido ao transtorno. Magoei profundamente um rapaz que gosto muito, muito mesmo, mas eu nao sei como controlar a minha impulsividade, no começo ia tudo bem, até que ele começou a se afastar, entao isso foi me dando muitas dúvidas quanto ao tipo de relacionamento que eu estava tendo com ele, eu sempre muito passiva, nunca tive coragem de chegar pra ele e perguntar o que estava acontecendo entre a gente. A carência e a falta de atenção da minha parte, fizeram com que esse "relacionamento" ficasse dificil, mas a cada dia que passava eu me apaixonava mais e mais. Com estes sentimentos, comecei a sentir raiva da postura, e por ser impulsiva, acabei sendo muito grosseira e magoando-o e ofendendo-o de uma forma que ele nem quer mais falar comigo. Sabe, dói tanto, dói tanto mesmo, é injusto porque as pessoas imaginam que a gente faz isso de propósito, pelo menos eu posso dizer por mim, POR QUE DIABOS EU MACHUCARIA ALGUÉM QUE GOSTO TANTO DE PROPÓSITO? Tudo que eu mais queria era tê-lo por perto, mas é tarde demais, eu estraguei tudo de novo, eu daria tudo para ser como as outras pessoas e para estar com ele novamente.

    ResponderExcluir
  28. Preciso de ajuda, namoro uma pessoa a dois anos, no inicio o relacionamento era maravilhoso, o melhor de todos, com o passar do tempo a pessoa se transformou, briga por tudo, tem ataques de ciumes doentios de todos e de tudo, inclusive da minha filha, neta e mãe, não quer que eu me relacione com ninguém, não posso ter vida própria, se mostrou ser uma extremamente violenta, inclusive já me bateu, quebrou e bateu meu carro. A pessoa tanto fez que acabou vindo morar na minha casa, contra a minha vontade. Como escreveram acima, a pessoa esta transformando minha vida num verdadeiro inferno. quero deixar a pessoa mas não consigo, por pena. A pessoa não tem diagnosticado TPB, mas apresenta todas as características, eu já pedi para procurar um profissional, mas ela se recusa e diz que eu só estou querendo humilha-la, o histórico familiar é todo como foi descrito, menos até onde sei do abuso sexual.
    O que fazer? Como agir? Não sei mais o que fazer, estou me destruindo. Ajudem se puderem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga que a ama mais que tudo e que nunca irá abandoná-la. Faça ela confiar em vc, nós borders amamos e odiamos os homens.

      Excluir
    2. Olá, você escreveu essa mensagem já tem muito tempo... Muita coisa deve ter mudado em sua vida. Talvez o que eu vou dizer nem seja mais válido ou necessário. Mas se sua namorada não se sensibilizar para obter ajuda, seria interessante que você diga que a relação de vocês só poderá continuar se ela procurar ajuda, e nisso, você precisa observar o engajamento dela e mostrar como isso é importante pra você. Não permita que ela ultrapasse seus limites. Mostre que entende o que ela sente, mas que não pode fazer o que ela diz que você deve fazer se isso for contra sua vontade. Não atenda aos ciúmes dela. Se você está saindo e ela não quer que você saia, saia assim mesmo. Se ela ameaçar suicídio, diga que vai chamar a ambulância. Se ela não mudar de ideia quanto ao suicídio ligue mesmo. Geralmente a pessoa volta atrás quando há ameaça de procurar algum serviço médico.

      Excluir
  29. Boa tarde, namorei durante 1 ano com uma borderline, após, passei 3 anos casado... e o sentimento de estar num relacionamento desses é VIVER NO INFERNO! Pois bem, no início do namoro, percebi que ela era meio estranha, calada, esquisita, desconfiada, todos os meus familiares perceberam, eu sem querer enxergar a realidade, ou crente q poderia mudá-la, entrei nessa barca furada... durante o namoro a vi em uma crise de agressão contra a própria mãe, nisso fiquei horrorizado e disse que iria terminar, ela me convenceu do contrário, mudou um pouco.. nos casamos.. resultado: o pior aconteceu... ela passou a ter uma oscilação de humor constante, uma ora alegre, daqui a pouco ficava mal-humorada do nada! sem motivo algum! e sempre dona da razão, sempre querendo que eu lhe agradasse, fosse "romântico", e nada me dava em troca, apenas migalhas..., ao ponto que não suportei e disse q iria separar, resultado: uma grande confusão em casa, na qual ela me desferiu um sôco no olho que tive que fazer cirurgia, quase perdia a visão!!! separei..., após alguns meses, ela me manipulou e me convenceu a voltar, a essa altura todos os meus familiares e amigos deram as costas para mim, fiquei isolado com ela.. no retorno do casamento ela mudou um pouco, mas logo voltou com a agressividade e oscilação de mal-humor/humor-normal quase que constante!!! é de enlouquecer!!! e para as "amigas" e pessoas de fora se portava como uma "princesa"... e não parou por ai, após outras confusões, em que ela deu sôco no meu estômago, e outra que ela deu um tapa no meu braço de ficar as marcas do dedo.. eu resolvi terminar...
    Bom pessoal, não é preconceito, eu não sabia que problema era esse, nem o tamanho dele.. tentei ajudar, por amor a minha ex-esposa, mas confesso que é uma batalha inútil... pois vc com o tempo enlouquece junto, e além de eu ter sofrido agressões verbais, físicas e morais, acabei com minha auto-estima, e hoje faço tratamento para superar essa ruptura...
    Bom, o conselho que deixo aqui a quem for se envolver com um(a) borderline é CAIA FORA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POR AMOR A SUA INTEGRIDADE FÍSICA, MENTAL E MORAL!!! É VIVER NUM INFERNO!

    ResponderExcluir
  30. Queria saber se todo borderline se corta ou existem casos em que isso não acontece? Suspeito de uma pessoa ser borderline, ela apresenta várias características, mas não se corta

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é neil.I gostam de compartilhar meu testemunho a todas as pessoas no fórum porque eu nunca pensei que eu vou ter o meu namorado de volta e ele significa muito para mim, o garoto que eu quero me casar me deixou dois meses a nosso casamento para outra senhora, quando liguei para ele que ele nunca pegou minhas chamadas, ele me excluído em seu facebook e ele mudou seu status no Facebook de casada com Único, quando eu fui para o seu lugar de trabalho que ele disse a seu chefe que ele nunca mais quero ver me.I perdi meu emprego, como resultado de isso, porque eu não consigo me mais, minha vida estava de cabeça para baixo e tudo não passou suavizar com a minha vida, eu tentei tudo que eu poderia fazer para tê-lo de volta para mebut falhar para fora, até que Eu conheci um homem Quando eu viajo para a África para executar alguns negócios têm vindo a desenvolver alguns anos back.I disse-lhe o meu problema e tudo o que passaram por em tê-lo de volta e como eu perdi meu emprego, ele me disse que vai me ajudar , eu não acredito que, no primeiro place.but ele sweare ele vai me ajudar e ele me disse que a razão pela qual meu namorado me deixou e disse-me também alguns secrets.i escondida ficou espantado quando ouvi isso dele, ele disse que vai lançar um feitiço para mim e eu vou ver os resultados no próximo par de days.then eu viajar de volta para US o dia seguinte e eu liguei para ele quando eu cheguei em casa e disse que ele está ocupado lançando esses feitiços e ele comprou todos os materiais necessários para as magias, disse ele vou ver resultados positivos nos próximos 2 dias que é quinta-feira, Meu namorado me chamado exatamente 12:35 no sábado e desculpas por tudo o que ele tinha feito, ele disse que nunca soube o que ele está fazendo e seu comportamento súbita não foi intencional e prometeu não fazer isso again.it era como estou sonhando quando eu ouvi isso dele e quando terminou a chamada, eu liguei para o homem e disse-lhe o meu namorado ligou e disse Dr Egbo eu não vi nada ainda, ele disse que eu também vou buscar o meu emprego de volta em três dias o tempo, e quando era segunda-feira, eles me chamaram no meu local de trabalho para retomar escritório no dia seguinte, e obter mais promoção do meu escritório. agora eu dou graças a todos os pai na África dady muito obrigado por favor, se alguém precisar de tal ajuda deverá contactar urgentemente este homem, porque esta é a única maneira que eu posso pagar-lhe e ajudar o meu companheiro fórum também. este é o e-mail, dregbosolutioncenter@gmail.com,

    ResponderExcluir
  32. Eu tive uma namorada Borderline e perdi
    Claro que não sabia o que estava fazendo... li coisas horriveis sobre TPB na internet, acusei e etc.
    Não sei se eu mesmo sou um borderline porque não consigo mais viver sem ela.
    Ela esta super bem, graças a Deus, mas não quer ouvir falar meu nome.
    Linda, genial, fiel e eu perdi.
    Meu próprio psiquiatra disse bobagens sobre TPB enfatizando meu preconceito
    Me disseram que borderline é psicopata ou coisa pior.
    Quem dera na época eu ter uma fonte de informação confiavel !
    Mesmo assim, como não acreditar no próprio psiquiatra ?
    Vou morrer com um arrependimento enorme !

    ResponderExcluir
  33. Sou borderline e estou tentando superar isso. Ajudo pessoas que são e quem namora um borderline

    Whats:011 999421173

    ResponderExcluir
  34. Preciso de ajuda! Nao sei mais o que fazer! Foram anos me relacionando com uma garota q sofre com esse transtorno! Demorei para ..muitas brigas..agressoes..tentativas de suicídio ameaças..depressao..acusaçoes descobfianças..um inferno! Qdo descobri o motivo comecei a ter mais paciência e a ajudar! Mas ate hoje ela recusa ajuda..mente..diz ir a terapia e nao tem resultado! Perdi amigos..passei muita vergonha e constrangimento com vizinhos ou em lugares públicos..fomos expulsas de vários lugares por ela agredir pessoas ou me agredir por ciúmes! Usa drogas escondida..todos os dias acorda brigando pq sonhou com uma traição da minha parte! É horrível! Hj nao sei mais quem eu sou!; mudei tanto pra tentar melhorar o comportamento..tentando deixa la tranquila e viver em paz q me anulei! Fui infeliz e hj continuo assim! Ainda me preocupo muito ..mas continuo sem a ajuda da familia dela e sem resultados! É como falar sozinha! Ela nao escuta! Repete a mesma coisa todos os dias..é triste e mau humorada! Tudo é motivo pra querer a morte! Ciúmes dis avos..de mim..dos tios..enfim..o mundo tem q girar em torno dela!! Sufoca!! Sem a pessoa ter consciência e querer se tratar o convívio é impossível! Perigoso ! Nao estou bem..sou uma pessoa triste e com medo de me relacionar novamente!! Me isolei com medo! Agora eu preciso de terapia!!

    ResponderExcluir
  35. Relacionamento bode line é difícil, é quando é alguém que não te ama mais ? Sinto que sou mais maltratada ainda por ela não me amar mais, só que não consigo sair do relacionamento ... Preciso de ajuda :/

    ResponderExcluir
  36. Decepcionei minha nomorada ela tem borderline !! Queria saber oque fasso pra agradar ela d novo !! Faz um mes q estamos juntos e eu a amo mto !! Queria a ajuda d vcs !!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Mas se você for um desocupado e quiser esculhambar, por favor faça um favor a si mesmo e poupe seu tempo e o meu, ok?

Moderei os comentários, então o que você escreveu vai ser lido por mim antes de aparecer.