Amigos:

21 de abr. de 2013

Eilan.



Avalon. Berço da sabedoria da Britannia, envolta em suas névoas de mistério e beleza. É neste lugar mágico que nasce Eilan, sobrinha da poderosa Ganeda, a Senhora do Lago detentora dos segredos e responsável pela condução da Profecia: uma sacerdotisa gerará o herdeiro da terra. Criada pelo pai até os dez anos de idade sob o nome de Helena, Eilan volta a Avalon para ser instruída nos ensinamentos seculares, e, durante o processo de descoberta de sua verdadeira identidade, recebe a dádiva, por meio de uma visão: será a mãe do Prometido. A tia, que tem outros planos, opõe-se a ela ferozmente. Invocando a Deusa, expulsa a sobrinha quando esta se apaixona por Constantius, oficial do exército romano.

Eles fogem e vivem um amor intenso, interrompido quando Constantius se torna imperador – a origem de Helena não seria bem aceita nos círculos do poder. Constantino, filho do casal, desenvolve aptidões para o exército e uma ambição desmedida. Mesmo distante dos antigos cultos e cerimônias nas quais foi instruída, Helena mantém sua ligação com a Deusa e seus talentos de sacerdotisa. Ela viverá de perto toda a conturbação política de seu tempo e o conflito de retomar ou não seu lugar junto à Ganeda e às demais sacerdotisas.

A sacerdotisa de Avalon é uma obra póstuma de Marion Zimmer Bradley, concluída por sua colaboradora, Diana L. Paxson. A partir dos mitos e lendas, as autoras desenvolveram uma saga que acrescenta os mistérios de Avalon à bela figura de Helena. E contam uma parte da história da formação de valores cristãos em substituição aos cultos pagãos na Europa do século III.

À mitológica Helena, figura reverenciada na Alemanha, em Israel e Roma e aclamada como santa nas igrejas que levam o seu nome, são atribuídas a descoberta de relíquias, a responsabilidade de levar as cabeças dos três Reis Magos para Colônia, o Manto que Jesus usava para Trier e a Verdadeira Cruz para Roma. Acredita-se que era uma princesa bretã que se casou com um imperador, que tenha vivido em York e em Londres, e estabelecido estradas no País de Gales.

Helena/Eilan é a testemunha com visão privilegiada do tempo de formação dos valores ocidentais irreversíveis. Valores que não admitem mistérios de vários deuses ou as brumas que acolhem as profecias advindas da luz.

A parte romana que o livro narra é real. É a história de Santa Helena. A que encontrou o Santo Sepulcro. É a história do Imperador Constantino, um dos alicerces da Igreja Católica, hoje.

(Fontes: aqui e aqui)

* Esta é a estória de Eilan, da onde vem meu pseudônimo.

Ia postar sobre outra coisa hoje, mas eu mudei de idéia ao ver um post no blog da H. onde, se eu entendi bem, ela reclama porque alguém deve ter falado algo porque ela postou uma música Gospel anteriormente. Fiquei deveras irritada. Não gosto de comentar sobre minha religião aqui, mas hoje vou falar. Sou pagã. Não, não sou atéia, que não acredita em nada, acredito num Deus e em uma Deusa e reverencio a natureza.

Mas o mais importante: sou adepta à diversidade religiosa. Acho que todos temos que nos respeitar, fazer o bem. Não importa se a pessoa é evangélica, católica, protestante, espírita, umbandista... Cada um, assim como muitas outras coisas na vida, tem direito a fazer suas escolhas. Seria muito sem graça se tivéssemos somente um caminho a seguir.

Quero deixar claro que adoro quando me falam nos comentários sobre Deus e Jesus. Acredito que ele foi um ser iluminado e com certeza as pessoas que me desejam as coisas que ele pregou estão me mandando amor.

Agora, por favor. Respeitemos as escolhas. Chega de Felicianos da vida que se acham superiores porque tem uma crença qualquer. É por isso que temos tantas guerras no mundo. Pois a paz, que é a coisa em comum na maioria dos dogmas de todas estas religiões do mundo, não é bem compreendida por nós, meros mortais.

"Todos os Deuses são um Deus, e todas as Deusas uma Deusa. E a cada homem sua verdade, e Deus com ela."

As Brumas de Avalon

9 comentários:

  1. Boa Noite..
    Faz algum tempo que não venho no seu blog,
    mais nunca deixo de visitar um blog quando entro de seguidora.
    Eu li com devida atenção carinho sua postagem ,
    e acima de tudo respeito também .
    A muito não lia uma postagem com tanta sinceridade
    falar de coração aberto sobre religião a coisa mais dificil
    de argumentar.
    Eu achei lindo essa parte escrita por você..
    -------
    Quero deixar claro que adoro quando me falam nos comentários sobre Deus e Jesus. Acredito que ele foi um ser iluminado e com certeza as pessoas que me desejam as coisas que ele pregou estão me mandando amor.

    Lindo demais essa frase é linda e perfeita
    pensas sabiamente , e tem um bonito coração.
    È tudo que importa em nossas vidas .
    O bem que fazemos.
    O amor que damos mesmo
    nunca receber nada em troca.
    Fico grata pela postagem ,
    que muito me ensinou essa noite.
    Beijos feliz semana,Evanir.


    ResponderExcluir
  2. muito bonita a história. não conhecia, agora sei a origem do teu apelido. uma ótima semana pra ti, bjs

    http://eubipolarbuscandoapaz.blogspot.com.br/

    dá pra tirar as letrinhas? a maioria dos leitores não curte, mas é só uma sugestão :)

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo contigo, é uma chatice isso das pessoas ficarem fiscalizando umas às outras acerca do que acreditam ou não. O grande lance é o respeito, ele estando presente, tudo mais é contornável.

    A propósito, sua pessoa não tem Facebook?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ja vi que vou adorar essa historia sobre seu pseudonimo,
    como gente de teatro
    tudo que é historia me enche de alegria.
    Vou ler
    e volto pra comentar.
    Semana boa pra nós,
    viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to tentando achar seu blog e não consigo, pois seu perfil é fechado... :(

      Excluir
  5. Oi querida
    Fiquei uns dias afastada da blogosfera, enfim do computador, retornando hoje. Gostei de saber de onde vc tirou esse nome estranho kkkkkkkk. Quando ao post da H, não posso me pronunciar pq não vi. Vc sabe que eu sou cristã, mas nunca tento impor nada a ninguém, mesmo porque Jesus não precisa de que ninguém o defenda, só quero que vc fique bem!
    Bjos. e # tamo junto.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi um prazer conhecer seu blog e peço-te permissão para seguir-te, pois por aqui quero voltar. Eu sempre quis saber sobre Avalon e agora aqui encontrei essa pérola de escrito. Saudações do meu "Coração de Fera e Transbordando meus Lagares". Voltarei com mais calma, me aguarde. Linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do blog e sem dúvida que estamos sempre a aprender. Vou voltar para continuar a acompanhar as histórias.
    Vou ficar por cá e já marquei lugar.
    Bjs
    Vivi
    http://esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. O amor as pessoas e suas causas estão acima de todas as coisas e o que escreves eu admiro.

    Um abraço caloroso

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Mas se você for um desocupado e quiser esculhambar, por favor faça um favor a si mesmo e poupe seu tempo e o meu, ok?

Moderei os comentários, então o que você escreveu vai ser lido por mim antes de aparecer.