Amigos:

10 de jun. de 2013

A TPM acende seus sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline?






A TPM  tem sido taxada até como cômica, razão para qualquer comportamento não desejado pela mulher.

Mas para mais de 85%  das mulheres em seus anos reprodutivos, a TPM não é engraçada. Seus sintomas incluem  depressão, raiva, irritabilidade, sensibilidade a rejeição e uma sensação de peso e de não querer ser muito social.

A isso adicione os sintomas físicos da TPM: fatiga, distúrbio do sono, apetite aumentado, inchaço na área do abdomen, sensibilidade nos seios. dores de cabeça, musculares e nas juntas.

Será que tudo isso causa estresse? Pode apostar que sim. E não é novidade que o stress é um gatilho para qualquer transtorno, incluindo o Transtorno de Personalidade Borderline.

Na verdade, os sintomas da TPM podem intensificar os sintomas já dolorosos do transtorno de personalidade borderline. Estudos  mostram o seguinte sobre o TPB e a TPM:

- Mulheres com o TPB reportam frequentemente que os sintomas afetivos e impulsivos pioram no período pré-menstrual.
- A flutuação do nível de estrogênio pode influenciar a expressão dos sintomas borderline.
- Os sintomas do TPB foram mais comuns em mulheres usando contraceptivos orais e durante os momentos no ciclo menstrual onde o nível de estrogênio estava subindo.
 
Aliviando os sintomas da TPM:

O Transtorno de Personalidade Borderline afeta de 1 a 2% dos adultos americanos e ocorre em mais ou menos 1 em cada 33 mulheres (uma estatística muito maior do que a ocorrência em cada 100 homens)

Para uma mulher que já está lutando contra os sintomas do TPB, isso é mais um ingrediente para acrescentar na lista de sofrimentos e que visto de uma maneira que ocorra mensalmente pode tornar a vida bem mais difícil. Todavia há formas de tentar neutralizar os sintomas da TPM que induzem o stress.

As dicas a seguir servem para lhe dar um pouco de controle sobre o que você está experenciando, para que então os seus sintomas do TPB não pareçam piores durante certos períodos do mês:

- Esteja consciente do seu corpo e mente. Já é sabido que exercícios aeróbicos aliviam a tristeza e a ansiedade, sintomas comuns na TPM e no TPB. Foque em mover seu corpo por pelo menos 30 minutos por dia. Dance, pule corda, ande, o que quer me melhore seu humor. Por outro lado, não esqueça dos benefícios do relaxamento. A ioga é conhecida por acalmar a mente e o corpo e ajuda a fazê-los se conectar e trabalharem juntos. 
- Preste atenção na sua dieta. Durante a TPM, você pode se encontrar louca por açúcar ou comidas engordativas. Estes alimentos, junto com outros suspeitos como a cafeína e o álcool, podem causar estragos na química do seu cérebro, resultando em subidas e descidas emocionais as quais você quer evitar. Para anular estas vontades, trabalhe para manter seu nível de glicose estável incorporando mais grãos de carboidratos complexos em sua alimentação e bebendo mais água. 
- Aqui vai uma boa dica: deixe de fumar ou sequer comece. Esta dica certamente tem benefícios para sua saúde que são ainda maiores que lutar contra os sintomas da TPM. Um estudo de 10 anos com mais de 3.000 mulheres mostrou que as fumantes estavam mais propensas aos sintomas da TPM do que aquelas que nunca fumaram. 

Quaisquer que sejam seus métodos para aliviar seus sintomas de TPM, tente distinguir seus comportamentos, se são um resultado deles ou do transtorno de personalidade borderline. Se possível, preste atenção em mudanças notáveis para que você possa notar o que as está causando a fim de saber como aliviá-las.

Aliviando os sintomas do TPB:

Quanto ao trabalho para a recuperação dos sintomas do transtorno de personalidade borderline, a ajuda está chegando. Apesar do TPB ter sido antes estigmatizado como incurável e aqueles que eram diagnosticados ficavam resistentes ao tratamento, o futuro está bem mais esperançoso agora.

Em um artigo para o The New York Times, Elyn R. Saks, professor na University of Southern California School of Law e autor  de  The Center Cannot Hold: My Journey Through Madness, disse“Nós que lutamos contra estes transtornos podemos ter vidas completas, produtivas e felizes, se tivermos os recursos certos.”

Estes recursos podem ser encontrados na terapia e na medicação apropriada. Cada diagnóstico e experiência são únicos, então procure um tratamento que leve você a sério e te trate individualmente, desenhando um plano de recuperação especialmente pra você.

(tradução livre do artigo: "Does PMS ignite your BPD symptoms? ")

* Gente, eu sou o demônio na TPM. Choro, fico estressada, como que nem uma louca. Resolvi colocar este artigo porque foi uma dica que minha psicóloga me deu: marquem num calendário mais ou menos quando começa sua TPM para poder distinguir o que são sintomas do transtorno e o que é TPM. Pelo menos vocês vão ter uma explicação das oscilações que ocorrem no mês. E isso serve para quem não tem transtorno nenhum, ok?




6 comentários:

  1. tensão pré-menstrual(TPM) causa-lhe muita irritabilidade e ansiedade que não consegue controlar? motivo que lhe provoca diferença de humor de um momento para o outro.
    Como faz para controlar? como faz para ser compreendida?

    ag

    ResponderExcluir
  2. Tpm é um saco, haha. A minha sorte é que não tenho muitos efeitos.

    Ei Eilan, não se preocupe não com o post (: Um beijo

    ResponderExcluir
  3. AG, geralmente para me controlar eu como muito chocolate :)

    Ser compreendida na TPM é meio difícil, porque a gente fica muito sensível. Porém quando percebo que estou neste período já tento ficar mais reclusa, mais na minha.

    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Homens sobretudo nós gays sofremos com Tpm.Minha tpma araca quando estou mega faminto,eu viro o demonio >:D
    Abraços

    www.brasileiroguei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não tenho TPM, tô sempre irritada!

    ResponderExcluir
  6. Na tpm só faço o que não devo; escândalos, declarações desenfreada, sensibilidade insuportável e depois... me arrependo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Mas se você for um desocupado e quiser esculhambar, por favor faça um favor a si mesmo e poupe seu tempo e o meu, ok?

Moderei os comentários, então o que você escreveu vai ser lido por mim antes de aparecer.