Amigos:
-
-
PressãoHá um mês
-
DomingoHá 2 meses
-
O DomingoHá 2 anos
-
-
SONETO A BEETHOVENHá 5 anos
-
-
Sem DestinoHá 5 anos
-
-
-
-
Morri de verdades...Há 6 anos
-
E depois, poeiraHá 7 anos
-
Minha casaHá 7 anos
-
-
-
-
-
-
-
Victoria (2015)Há 9 anos
-
Uma palavra e… adeus sexo!Há 9 anos
-
NOVO BLOG!Há 9 anos
-
-
-
-
A sua própria aceitação.Há 10 anos
-
O que aconteceu comigo ?Há 10 anos
-
Teorias e desabafosHá 10 anos
-
Voltei em outro blog...Há 11 anos
-
-
-
Chega de Bullying. Não fique calado!Há 11 anos
-
Vai melhorar.Há 11 anos
-
Mensagem triste mas realista!Há 11 anos
-
-
-
-
TPB
comportamento borderline
devaneios
depoimentos
amor borderline
músicas Borderline
automutilação
dicas
relacionamentos
transtornos
crise
diário
amor
mês da consciência TPB
coisinhas da Eilan
saudades
terapia
amigos
família
música
gatos
terapia dialética comportamental
vídeos
emails
carência
podcast
insônia
álcool
colaboradores
dissociação
felicidade
mindfulness
suicídio
#ProjetoEuMeAmo
Adele
Burlive
depressão
impulsividade
poesias
Evanescence
anorexia
ansiedade
bulimia
compulsão alimentar
drogas
gatilhos
internação
medo
notícias
remédios
selos
transtornos alimentares
#Paula
Dupla Identidade
Promiscuidade
Sexo
ioga
raiva
validação
vinho
15 de set. de 2013
Mindfulness (Atenção Plena) - Exercícios para a prática
Postado por
Nathalia Musa
(não sabe por que diabos eu tô falando de Mindfulness ou o que é isso? Leia este post aqui e este aqui.)
Instruções para a prática da Atenção plena:
1. Escolha um foco. O primeiro passo é decidir como você vai praticar a atenção plena. A medida que você aprende e pratica mais, descobrirá que vai estar naturalmente vivendo sua vida de forma mais consciente. Mas, por agora, você precisa escolher deliberadamente o que vai fazer de com atenção plena. Você pode praticar de infinitas maneiras, porque em tudo que você faz, pode trazer a Atenção Plena a esta atividade - respiração, assistir TV ou ler um livro, conversar com alguém, dirigir, comer, andar - a lista não tem fim. Então o passo número um é escolher sua atividade
2. Preste atenção: O segundo passo é trazer sua atenção para o foco que você escolheu. Se você está caminhando de uma maneira consciente, por exemplo, você precisa prestar atenção À sensação de seus pés tocando o chão, talvez note o vento no seu rosto, escute um cão latindo. Você observa o brilho do sol e sente seu calor em sua face. Se escolheu comer como foco, você vai trazer sua atenção completa a esta atividade, percebendo o cheiro da comida, sua textura, como seu corpo reage à antecipação de provar a comida e por aí vai. Qualquer que seja o foco escolhido, traga toda sua atenção a ele no momento presente.
3. Perceba quando você se distrair: O terceiro passo é perceber quando sua atenção se desviar do foco. Veja que eu disse quando sua atenção se distrair, não se! Isso é inevitável, nosso cérebro gera milhares de pensamentos todos os dias, então sua atenção vai perder o foco em algum ponto. Isso não significa que você está fazendo algo errado, significa que é humano!
4. Sem julgamento retorne ao seu foco: Não se julgue por se distrair, simplesmente perceba que isso aconteceu e se traga de volta, redirecionando sua atenção ao seu foco. Isso pode ser difícil, especialmente se você é alguém que tem a tendência a se julgar; você pode se dar conta que está se julgando por não estar fazendo "direito", por exemplo. Ao invés de cair no velho hábito, veja se pode simplesmente aproveitar esta oportunidade para retornar a atenção ao momento presente e à atividade à qual você estava se focando. Algumas vezes ter uma "frase pronta" - como "ops, me distraí!" ou "de volta ao presente" - pode ajudar a evitar este auto-julgamento.
5. Repita: O último passo é repetir os passos 3 e 4 várias vezes. Em outras palavras, perceba quando se distrair e de uma maneira sem julgamentos retorne ao foco. Pode ser que você se dê conta que precisa fazer isso repetidamente no espaço de um minuto. Tudo bem! a Atenção Plena não tem a ver com o foco, e sim com conseguir retornar ao presente quando você percebe que não está mais lá.
(fonte: Calming the Emotional Storm - Using Dialectical Behavior Therapy Skills to Manage your Emotions & Balace your life. SHERI VAN DIJK, MSW)
* Vou continuar postando sobre Mindfulness, dando alguns exercícios... Espero que consiga ajudar a vocês começarem a construir uma vida ainda mais a pena de ser vivida!
Boa semana!
Marcadores:mindfulness,terapia dialética comportamental
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
PODCASTS
O que é o TPB?
Terapias e Terapeutas
Automutilação
Eilan, vou tentar... Estou adorando esses posts. Bjs
ResponderExcluirVou tentar estou precisando,são crises e crises que não acabam mais ^^..Beijokas
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirEra o que eu precisava
ResponderExcluir