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24 de dez de 2013

Cinco dicas para passar pelas festas de fim de ano





Festas de fim de ano: Que época maravilhosa!! A menos que passar um tempo com sua família seja um dos seus gatilhos.

Se reuniões familiares são gatilhos para seus sintomas borderline de ansiedade, depressão ou impulsividade, ou até mesmo acorda sua compulsão alimentar ou desejos de se se cortar, é bom você estar preparado.

Aqui vão cinco dicas para passar pelas festas de fim de ano quando você tem TPB:

1. Tenha um plano. Esteja certo de quais são seus gatilhos, então faça o máximo para evitá-los. Se você sabe que seu irmão vai dizer algo que vai te chatear, espere ele sentar e então sente do outro lado da mesa. Se sabe que o segundo copo de vinho vai te fazer falar demais, troque o vinho pela cidra. Imagine antes possíveis situações complicadas e pense como sair delas.

2. Esteja consciente de si mesmo. Pratique Atenção Plena. Faça um check-in de si mesmo durante o evento. Esteja consciente das sensações no seu corpo. Está respirando? Está tenso na região dos ombros? Faça um esforço para se retirar de situações emocionalmente carregadas, seja fisicamente ou simplesmente se dando um momento para respirar ou ficar quieto consigo mesmo. Você não pode controlar a reação e o comportamento dos outros, mas pode estar no controle do seu. 

3. Lembre-se de quem você é. Você não tem mais 13 anos, apesar de ser fácil cair nesse pensamento quando está rodeado de parentes e pessoas que te acompanharam durante muitas mudanças na sua vida. Ao entrar no ambiente que remete seu passado, sua infância, pare um momento para relembrar quem você é AGORA. Faça um estoque de coisas positivas que você sabe serem verdade sobre você. Seja seu melhor amigo durante o evento.

4. Lembre-se de quem eles são. Não esqueça de que seus familiares provavelmente não estão tentando ser vilões. Seu irmão tem as motivações dele para dizer as coisas que ele diz. Talvez ele esteja estressado e esteja se comportando assim porque é a única maneira que ele conhece de tentar parecer uma pessoa melhor. Talvez ele não tenha se preparado para esta ocasião como você. É libertador perceber que nem tudo é pessoal contra você.

5. Recuperação. Se possível, planeje um dia para se recuperar depois do evento. Mesmo para aqueles que não sofrem dos sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline, estar com a família pode ser esgotante e emocionalmente desgastante. Se você tirar este momento para se colocar nos trilhos de novo, as consequências podem ser minimizadas.
(tradução livre/edição do artigo: "5 Tips on Navigating the Holiday Season (and Family) with BPD")

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* E então. Eu vou usar todas estas dicas e mais algumas. Vou passar o Natal com meu pai e minha mãe, somente. Divorciados desde que eu tinha 12 anos. Minha mãe irritada dando patada em todo mundo, meu pai no seu mundinho particular onde ele acha que borderline é um incômodo passageiro. 
Mas passarei por isso. Porque as vitórias que tive este ano são maiores do que uma noite qualquer...

Feliz Natal pra vocês, leitores, que me dão todos os dias este presente que é seu carinho!!!

3 comentários:

  1. Gostei dss dicss. Boas não so para TPB , mas pode ser usado por todos. Feliz Natal.

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  2. A dica 3 vai ser bastante útil pra mim. Já fiz minha postagem sobre o dia e acredito que com o sono e o cansaço que tenho conseguirei sair ilesa, sem a gilete e apenas algumas lágrimas e cigarros a mais. Feliz Natal pra ti também!

    http://odesassossegodeumadramatica.blogspot.com.br/

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  3. nossa, apesar de andar bem, só o fato de passar a ceia com a família me estressou ontem. uma dor de cabeça infernal, não bebo e comi pouco mas estou de ressaca igual. antes tivesse lido antes tuas dicas. bjs
    http://umanjotriste.blogspot.com.br/

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