Amigos:

30 de ago. de 2013

Como a Ioga pode ajudar a aliviar os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline.



"As coisas que você faz e os pensamentos que você tem mudam os padrões de gatilho e a composição química do seu cérebro", disse Alex Korb, PhD, no artigo “PreFrontal Nudity” publicado no Psychology Today.

Se considerar uma pesquisa recente, publicada em um relatório na Biological Psychiatry, mostrando que aqueles que atendem aos critérios de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) têm cérebros que são, "estabelecidos" para criar discórdia emocional, saber como mudar os padrões de gatilho de seu cérebro é uma ferramenta de valor inestimável.

O relatório, baseado em provas recolhidas e processadas pelo Dr. Anthony Ruocco e seus colegas da Universidade de Toronto, descobriram que aqueles com diagnóstico de TPB demonstraram atividade aumentada nos circuitos cerebrais envolvidos na experiência de emoções negativas.

Eles simultaneamente mostraram  atividade reduzida nos circuitos cerebrais que normalmente suprimem a emoção negativa, uma vez que é gerada.

Isso cria, como um artigo relatando as descobertas de Ruocco na Science Daily chamou, a "tempestade perfeita" para a desregulação emocional.

Um estudo publicado no The Journal of Behavioral Health Services and Research mostrou que a ioga tem "o potencial de desempenhar um papel protetor ou preventivo na manutenção da saúde mental."

Bom saber, embora isso não é exatamente uma novidade. Como Rachael Grazioplene, uma estudante de pós-graduação em psicologia na Universidade de Minnesota aponta em um artigo para a Psychology Today: "A prática de ioga passou o último quarto de século indo de um modismo de saúde yuppie para um conselho de quase qualquer médico".

Mas por que a ioga é vista como uma forma de exercício que tem um efeito tão positivo sobre a mente quanto sobre o corpo?

A conexão mente/corpo

Na prática da ioga, você é desafiado a estar consciente da conexão mente / corpo.

A ioga te obriga a lidar com os desafios de uma forma que não é típica para aqueles que vivem com o Transtorno de Personalidade Borderline. Nela você deve enfrentar seus desafios, suas poses (ou "asanas") com paciência e reflexão silenciosa.

Porque as mudanças de humor são um sintoma comum no Transtorno de Personalidade Borderline, a ioga pode ser uma ótima forma de tratamento para as pessoas com TPB. Ela e a meditação ajudam a acabar com a desordem em sua mente, e o ajudam a focar no presente. Posturas de ioga ajudam a bombar mais oxigênio em seu corpo, o que pode ajudar a fortalecer a sua função imunológica.

Nota de advertência: Apesar da ioga ter as suas vantagens, você não deve começar a praticá-la em casa, na ausência de um supervisor treinado. Algumas asanas pode ser fisicamente extenuantes, e você não deve executá-las até que você tenha luz verde do seu médico. Se você tiver qualquer condição médica pré-existente, então é uma boa idéia discutir isso com o seu professor de ioga.


* Sim, eu estou empolgada porque comecei a fazer ioga. Sim, eu fiz uma aula e estou moída e destruída, mas foi muito bom. Acho que temos que nos agarrar a o que quer que seja para tentar melhorar. Vou tentar dar o melhor de mim e mais um pouco, a professora mesmo me disse que eu iria ser outra pessoa depois de começar.
Acredito que posso ter uma vida que valha a pena ser vivida.

Ah!! Começo a trabalhar amanhã!! Depois de quase sete meses, eu consegui ficar estável pelo menos para dar aulas!!

............................




Com mais de 500 mil exemplares vendidos somente nos EUA, "Pare de pisar em ovos" lida com um tema marcante nos dias atuais: o transtorno de personalidade borderline (TPB). Este livro busca entender este transtorno destrutivo, estabelecer limites e incentivar amigos ou familiares com o transtorno a deixar de lado comportamentos perigosos. Ele discute as últimas pesquisas sobre um problema caracterizado pelo limite das emoções e apresenta técnicas de comunicação e estratégias de enfrentamento para que o leitor possa equilibrar seu relacionamento com um borderline.

O Blog Borderline-Girl está sorteando, em parceria com a Editora Fontanar, dois exemplares deste livro. Para concorrer basta seguir estes passos:

- Curtir a página da Editora Fontanar e o Vivendo a Vida com Borderline

Vivendo a Vida com Borderline
Editora Fontanar

- Ser seguidor do blog Borderline-Girl
- Preencher e enviar o formulário na página SORTEIO.

O sorteio acontecerá dia 31/08!

Um comentário:

  1. olá, eu também tenho tpb e fico feliz de encontrar mais pessoas para me relacionar,

    conheço uma bruna que tem um vlog no youtube a respeito e sigo, vc é a segunda que pretendo seguir

    acho muita coragem sua mostrar a cara e falar de tpb sem pudor, eu não tenho esta coragem por isto prefiro ficar no anonimato, no meu blog eu abordo coisas da minha vida - desde relacionamento conturbado na familia, a pensamentos avulsos - e claro tento falar as vezes de borderline porque as pessoas são pouco esclarecidas, mas não é o tema principal.

    espero trocar experiencias contigo
    até a próxima

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Mas se você for um desocupado e quiser esculhambar, por favor faça um favor a si mesmo e poupe seu tempo e o meu, ok?

Moderei os comentários, então o que você escreveu vai ser lido por mim antes de aparecer.