Amigos:

3 de ago. de 2013

Nove maneiras que animais de estimação podem acabar com a depressão.




Durante o decurso de um ano, uma em cada quatro pessoas sofrem algum tipo de depressão. Essa é uma estatística bastante alarmante. Quer seja provocada por um rompimento de relacionamento, mudança na circunstâncias de vida, nascimento de uma criança ou luto, é um fato incontornável que a depressão afeta uma grande percentagem da população. E enquanto há vários tratamentos, aconselhamento e apoio disponível, também é provado que um fiel amigo de quatro patas pode ajudar a tirá-lo de seu sono melancólico.

É isso mesmo - animais de estimação podem ajudá-lo a vencer a depressão. E não importa se é um cão, gato, rato, ou peixe (embora obviamente você não possa levá-lo a um passeio no parque), animais de estimação têm demonstrado cada vez mais que eles podem efetivamente derrotar os efeitos da depressão.



1) Amor descomplicado

A vida pode ser  muitas vezes um negócio complicado, muitas vezes agravada por problemas familiares ou complicações de relacionamento. Com um cão ou gato, não há complicações, as coisas são muito claras e muito simples. Você não precisa se preocupar em deixar alguém chateado ou ferir seus sentimentos. É uma relação fácil, sem estresse.

2) Responsabilidade

Um grande número de pessoas que sofrem de depressão não conseguem lidar com muita responsabilidade, e muitas vezes são incapazes de cuidar de si próprias. Animais de estimação, no entanto, tem se provado eficazes a dar-lhes o impulso que precisam. Ele estimulam os que sofrem deste mal a entrarem em ação para cuidarem de algo, tendo a suas mentes fora de suas preocupações e concentrando-se em algo diferente do que eles.



3) Atividade

Com companheiros caninos em particular, você pode ter exercícios e atividades suficientes, levando-os para passear. Alguns proprietários de cães brincam que não sabem está levando quem para passear, que no final você pode acabar fazendo mais exercício do que você esperava! Mas o esforço físico e a atividade por meio da interação de um animal de estimação são ótimos para reduzir o estresse e melhorar a sua saúde física e mental.

4) Rotina

Um grande número de pessoas que sofrem com depressão perderam o seu caminho, porque eles são desprovidos de qualquer tipo de rotina - que fazem muito pouco ou mesmo nada. Bem, um animal de estimação precisa de rotina, se ele está sendo alimentado na parte da manhã, tarde e noite, levado para passear, ou se tem feito demonstrações de afeto. Estas rotinas podem ajudar a libertá-lo de qualquer inércia apática e lhe dar o impulso que você precisa.



5) Companheirismo

Cães e gatos são muito bons em pegar vibrações negativas e sentir quando seus donos estão descontentes. Gatos enrolam-se carinhosamente em seu colo e os cães ficam tão satisfeitos em sentar aos pés do seu dono, como ficam quando eles estão em suas caminhas. Eles podem não ser capazes de falar, mas eles ainda podem comunicar sua afeição para fornecer exatamente o tipo de confiança e companheirismo que você precisa.




6) Interação social

Com certeza, os gatos são mais independentes e  isolados, mas os cães adoram atenção e florescem na interação com os seres humanos e outros cães, por isso, quando você está em um parque, vai encontrar outros donos de cachorros, ficar conversando - e quem sabe onde isso poderia levar?




7) Contato físico

Todo mundo precisa de contato físico, e estudos têm mostrado que acariciar um gato ou cachorro pode ser extremamente calmante e reconfortante, bem como reduzir o seu ritmo cardíaco.

8) Energia e Riso

Ter um cão ou gato pode carregar suas baterias e elevar o seu espírito. Dizem que o riso é o melhor remédio, e no caso de animais de estimação, muitas vezes é verdade. Além de que uma boa risada  estimula o sistema imunológico e aumenta a sua energia.



9) Saúde em geral

Em termos de saúde geral, pesquisas e estudos têm demonstrado que os animais podem ajudar a baixar a pressão arterial, reduzir os hormônios do estresse e aumentar os níveis das substâncias químicas no cérebro que nos fazem sentir bem. Animais de estimação também podem ajudá-lo a dormir melhor e reduzir os níveis de doença.



Como você pode ver, ter um animal de estimação fornece a você mais do que apenas ter um companheiro peludo de quatro patas correndo ao redor da casa - podem ser a chave para vencer a depressão e dar-lhe um novo sopro de vida.

Você já teve alguma experiência com os animais de estimação ajudando a superar crises de depressão? Comente!

(tradução/edição deste artigo)

* Eu tenho oito gatos. É, você não leu errado, oito lindos filhinhos que fazem miau, todos regatados das ruas e posso contar outros tantos que já salvei. Mas o ponto não é esse.

Quando eu estava pior, no auge da minha crise, quando não comia, não tomava banho, só bebia e tomava remédios, o que me fez ficar viva foram meus gatos. Eu tinha medo de deixá-los sozinhos. Eles me rodeavam aonde eu ia, como se estivessem cuidando de mim, quando eu só tinha forças para dar-lhes comida e água. Dormiam comigo, velavam meu choro. Minha Amy, que virou estrelinha a mais ou menos um mês, me manteve minimamente lúcida por ser paralítica e então eu tinha responsabilidade de trocar sua fralda diariamente.

Um animal de estimação te oferece um amor incondicional, muitas vezes aquele que estamos sofrendo por ter perdido. São seus amigos não importa o momento. São fiéis, companheiros e só pedem carinho em troca, e mesmo que não o tenham vão continuar a te amar. 

Eu acho que um animal é a maior e melhor terapia. Adicione o amigo que você vai ter ao fato de haverem milhares de cachorrinhos e gatinhos nas ruas, nos abrigos, esperando para serem cuidados, esperando uma pessoa que possa amá-los, e em recompensa eles lhe darão de presente uma amizade única e uma razão muitas vezes para continuar caminhando.

Esse não é um recado só para borders. É para todo mundo, independente de ter um transtorno ou não. Um animalzinho é o melhor companheiro que você pode ter. Vale a pena. 

Não custa lembrar: NÃO COMPRE, ADOTE UM ANIMAL! Há gatos e cachorros suficientes nas ruas e ongs esperando um dono, acredite! E eles são tão bons quanto qualquer animal de pet shop! Fora que muitas vezes não sabemos a procedência dos cães que são vendidos, que muitas vezes vem de canis e gatis onde as pobres fêmeas são feitas de parideiras por vezes seguidas e quando não aguentam mais são descartadas!

Vou aproveitar a deixa e postar um vídeo que postei faz um tempo. É uma homenagem que fiz aos protetores de animais aqui de Recife. Para quem não sabe, nós protetores somos aqueles que ajudam animais de ruas, resgatando, cuidando, castrando e arranjando novos lares.



P.S.: As fotos são meus 8 filhos peludos. Eu tive uma idéia, porque vocês não mandam alguma foto de seus bichos de estimação com uma frase dizendo como eles ajudam a vida de vocês? Poderia postar aqui depois!

5 comentários:

  1. Eilan, os animais de estimação realmente trazem muita alegria para a vida de gente. O artigo é 100% verdadeiro. Ano passado adotamos um cachorro, mas como morávamos em uma casa alugada, o proprietário simplesmente não renovou com a gente. Aqui em Cajamar houve um boom imobiliário e o valor do aluguel da casa em que morávamos foi avaliado em mais que o dobro do que pagávamos. Nos mudamos para um apto, mas como o Rex era de porte grande, tivemos que conseguir outra família para ele. Sou o lado B do seu post...rsrs... Mas posso confirmar que tudo o que está escrito é verdadeiro. Agora só adoto um animalzinho quando estiver morando em uma casa própria. Um super bj

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu fiquei muito emocionada com seus comentários em meu blog. Fico feliz em saber que, mesmo pensando tão diferentemente dos "normais" nunca estamos sozinhos. Me perdoe pela demora em te responder... Tenho andado meio afastada do blog.

    Adorei seu recado, mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Eilan!!
    Que post lindo, os gatinhos são seus?!
    Realmente, o amor desses bichinhos de estimação não tem preço, é tão gostoso chegar em casa e ter um cachorrinho a sua espera, ou aquele gatinho competindo com você o lugar do sofá :-).
    Um lindo domingo!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Até chorei do texto tão lindo! Eu tenho dois cachorros, e é por eles q ainda estou viva, qnd me internei no ano passado, minha família nem sequer os levava p passear, fiquei mt trite c isso. Qnd eu trabalhava era protetora de animais, os resgatava cuidava e colocava p adoção c a ajuda das ONgs, depois q perdi meu emprego no começo do ano por conta da minha impulsividade decorrente do tpb, n pude mais ajudar... e isso me maltrata mt... choro mt ao ver reportagens a respeito do sofrimento q eles passam. Tenho dois cachorros um de onze anos e uma de seis, faço td por eles, td msm, a minha família n faz naaaadaaaa, mas eles me dão amor, o meu machinho qnd me ver chorando fica me lambendo, parece uma pessoa. Mtas vezes tõ mal... os levo p passear e melhoro, converso c outras pessoas donas de cahorros e minha cabeça melhora. Peço mt a Deus voltar a trabalhar e continuar ajudando os bichinhos.

    ResponderExcluir
  5. Kkkkk gato é a melhor coisa do mundo. Já tive alguns. Depois que um morreu por insufiência renal, demorei 5 anos pra ter coragem de adotar outros. Tenho um casal, realmente me acalmam e alegram minha vida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Mas se você for um desocupado e quiser esculhambar, por favor faça um favor a si mesmo e poupe seu tempo e o meu, ok?

Moderei os comentários, então o que você escreveu vai ser lido por mim antes de aparecer.